REGULAMENTO

1º CAMPEONATO DE SINUCA - INDIVIDUAL
ASSOCIAÇÃO BALNEÁRIO DUNAS DO SUL

1 – DO OBJETO

1.1 O 1º Campeonato de Sinuca do Balneário Dunas do Sul tem por objetivo promover a integração entre os participantes, por meio da prática esportiva.

2 – DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições estarão abertas a associados e seus convidados, de forma gratuita, até o dia 26 de julho de 2013 na Sede da Associação ou pelo fone (48) 9986-1058.

2.3 O campeonato se estenderá dependendo do número de inscritos.
2.4 A realização dos jogos não terão uma data e horários fixos. Serão marcadas de acordo com a disponibilidade dos competidores, porém, haverá uma data limite para que cada fase do campeonato termine, conforme segue:
* 1ª FASE: 27/07/2013 à 27/10/2013.
* 2ª FASE: 03/11/2013 à 15/12/2013.
* SEMI-FINAIS: 22/12/2013 à 12/01/2014.
* FINAL: a definir.
PARAGRAFO ÚNICO: As datas acima poderão sofrer modificações, caso as fases do campeonato terminem de forma antecipada.

3 – DA REALIZAÇÃO DOS JOGOS

3.1 O campeonato terá a participação dos associados da ABDS e convidados. 
3.2 A comissão organizadora ficará responsável pela contagem dos pontos e controle dos jogos realizados.
3.3 O campeonato será realizado exclusivamente na Sede da ABDS.
3.6 Os jogos serão válidos somente com a presença de um dos membros da Comissão Organizadora.

4 – SISTEMA DE DISPUTA “SÉRIE A”

4.1 Na 1ª FASE, os participantes serão divididos em dois grupos: Grupo AZUL Grupo ROSA. Os jogadores do Grupo AZUL jogarão entre si, assim como os jogadores do Grupo ROSA. Cada confronto terá 3 (três) partidas cada, sendo que cada partida valerá 1 (um) ponto. Após todos os participantes jogarem entre si em seus respectivos grupos, somente os 4 (quatro) primeiros colocados de cada grupo passarão para a 2ª FASE do Campeonato.
4.2 Na 2ª FASE, todos os 8 (oito) participantes classificados jogarão entre si, em 3 (três) partidas cada, sendo que cada partida valerá 1 (um) ponto. Após todos os participantes jogarem entre si, os 4 (quatro) primeiros classificados passarão para as Semi-Finais do Campeonato.
4.3 O primeiro confronto da SEMI-FINAL ocorrerá entre o 1º colocado e o 4º colocado da fase anterior, e o segundo confronto da SEMI-FINAL, ocorrerá entre o 2º colocado e o 3º colocado da fase anterior, em 3 (três) partidas cada, sendo que cada partida valerá 1 (um) ponto, passando para a final os vencedores dos jogos das semi-finais.
4.4 Na grande FINAL do campeonato, os 2 (dois) vencedores das Semi-Finais disputarão o troféu de CAMPEÃO em 3 (três) partidas, sendo que cada partida valerá 1 (um) ponto. O participante que somar mais pontos será declarado o CAMPEÃO. Os dois perdedores disputarão o 3º lugar.
4.5 O critério de desempate de pontuação seguirá a seguinte:
a) Maior pontuação nos confronto diretos entre os empatados;
b) Jogo extra;
c) Sorteio.

5 – SISTEMA DE DISPUTA DA “SÉRIE B”.

5.1 Nas OITAVAS-DE-FINAIS da “Série B”, os 8 (oito) participantes eliminados grupo AZUL os 8 (oito) participantes eliminados do grupo do Grupo ROSA jogarão no sistema de MATA-MATA, em 3 (três) partidas cada, sendo que cada partida valerá 1 (um) ponto. O participante que vencerem seus jogos passarão para as QUARTAS DE FINAIS.
5.2 Nas QUARTAS-DE-FINAIS da “Série B”, os 8 (oito) participantes vencedores jogarão no sistema de MATA-MATA, em 3 (três) partidas cada, sendo que cada partida valerá 1 (um) ponto. O participante que vencerem seus jogos passarão para as SEMI-FINAIS.
5.3 Nas SEMI-FINAIS da “Série B”, os 4 (quatro) participantes vencedores jogarão no sistema de MATA-MATA, em 3 (três) partidas cada, sendo que cada partida valerá 1 (um) ponto. O participante que vencerem seus jogos farão a grande FINAL da “Série B”. Os perdedores das semi-finais disputarão o 3º lugar.

6 – DO JOGO

6.1 Em todas as fases do campeonato, cada jogo terá 3 (três) partidas, sendo que cada partida vencida, valerá 1 (um) ponto.
 6.2 O inicio da partida será realizado pelo jogador que perder a disputa no “cara ou coroa”, ou por comum acordo entre os adversários. Após, as saídas serão alternadas.
6.3 A “bola 8” ficará fora da mesa, sendo que o participante que “matar” todas as bolas do seu grupo, terá que encaçapar a mesma (que será posicionada na mesa pelo seu adversário). Após o adversário encaçapar todas as bolas do seu grupo, também terá que encaçapar a “bola 8”.
6.4 A “bola 8” será posicionada na mesa e deverá ter o espaço de mais 1 bola em qualquer direção e localização da mesa.
6.5 Após o início do jogo, as tacadas serão alternadas, tendo o direito uma nova tacada após cada bola encaçapada de seu grupo (maiores, com numeração de 9 a 15, ou menor, com numeração de 1 a 7).
6.6 Se no início do jogo, o participante “matar” duas bolas ou mais de grupos diferentes, as que caíram em maior número será o seu grupo, e perderá a tacada. Se o número de bolas que caírem for par, a bola que caiu primeiro será o seu grupo, e o jogador e perderá a tacada.
6.7 Caso o participante, não propositalmente, acertar a bola do grupo adversário, ou não acertar a bola de seu próprio grupo em uma tacada, será penalizado com a retirada de 1 (uma) bolas de menor numero, do grupo de seu adversário. Se uma ou mais bolas do grupo do adversário cair, esta penalidade não será aplicada.
6.8 Caso o participante que, propositalmente, acerte uma bola que não pertença a seu grupo, ou que propositalmente não acerte nenhuma bola, será penalizado com a retirada de 2 (duas) bolas de menor numero, do grupo de seu adversário.
6.9 Caso o participante, com uma tacada, derrubar a bola branca para fora da mesa de jogo, será penalizado com a retirada de 1 (uma) bolas de menor numero, do grupo de seu adversário. Se ainda não foram definidos os grupos de bolas dos participantes pelas circunstâncias do jogo, a bola branca retornará par o local do inicio sem nenhuma penalidade.
6.10 Caso o participante, com sua tacada, derrubar uma ou mais bolas bola de seu grupo para fora da mesa de jogo, a(s) mesma(s) deverá(ao) ser colocada(s) pelo seu adversário, em qualquer lugar da mesa.
6.11 Caso o participante, com sua tacada, derrubar uma ou mais bolas do grupo de seu adversário, para fora da mesa de jogo, será penalizado com a retirada da(s) mesma(s) do grupo de seu adversário.
6.12 Caso o participante, após a sua tacada, mover as bolas do grupo de seu adversário, sendo propositalmente ou não propositalmente, será penalizado com a retirada de 2 (duas) bolas de menor numero, do grupo de seu adversário.
6.13 Caso o participante, após uma sua tacada nas bolas de seu próprio grupo, encaçapar uma ou mais bolas do grupo de seu adversário, este perderá a sua tacada.
6.14 O participante não perderá a partida caso seja penalizado com a retirada de 2 (duas) bolas de menor numero do grupo de seu adversário, quando o adversário possuir apenas 1 (uma) bola de seu próprio grupo.
6.15 Vence o jogo, o participante que encaçapar a “bola 8” primeiro. Caso a bola branca cair antes ou após a “bola 8”, e o adversário tiver 1 (bola) este será declarado o vencedor. Caso o adversário possuir 2 (duas) bolas ou mais, este perderá o jogo.
6.16 Caso os dois participantes estarem pela “bola 8”, e um deles encaçapar a mesma, será declarado o vencedor, com exceção da bola branca não cair antes ou após a mesma. Neste caso, o adversário será declarado o vencedor.
6.17 Caso um ou mais participantes desistirem durante o decorrer da competição, as pontuações serão retiradas e todos os jogos contra seus adversários será com o placar de 3 x 0.
6.18 Caso um ou mais participantes não completarem os jogos até as datas estipuladas no “item 2.4” deste regulamento, estes serão computados com o placar de 0x0.
6.19 Cada jogador terá o tempo máximo de 30 (trinta) segundos para realizar a sua tacada. Estourado este tempo, o mesmo perderá a tacada.
6.20 Cada partida não poderá durar mais do que 40 (quarenta) minutos. Se ultrapassarem este tempo, será declarado o placar de 0x0 independentemente do numero de bolas na mesa.

7 – DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora deste campeonato, sem direito de quaisquer tipos de questionamentos por parte dos participantes.
7.2 Todos os participantes ao realizarem suas inscrições no campeonato, declaram estar gozando de boa saúde física e psicológica, isentando à responsabilidade da Comissão Organizadora sobre qualquer acontecimento que por ventura venha a acorrer antes, durante ou após o campeonato.